Endereço

Rua João Amêndola, Pq. da Figueira - Campinas / SP, Brazil

Contato

+55 (19) 3396-7521

WhatsApp+55 (19) 9 9854-5984

©2020 by Korton Soluções Industriais. 

Melhoria Contínua

July 24, 2019

 

Muito se ouve falar em melhoria contínua, entre outros conceitos que são oferecidos repetidamente às indústrias como forma de mudar para melhor o ambiente de trabalho e a qualidade da produção. “Um belo conceito, mas não é nenhuma revolução” – Já disse Jeffrey K. Liker e James K. Franz - autores do livro Modelo Toyota.

Ter uma equipe para melhoria contínua não é e nunca foi o suficiente. Muitas pessoas sequer sabem o real significado desse termo.

“Ela não significa que a empresa valoriza apenas pequenas mudanças incrementais e evita inovações fundamentais. Ela significa o compromisso com o ideal de melhorar continuamente todas as partes da organização.” - Jeffrey K. Liker e James K. Franz.

Dessa forma percebemos que a melhoria contínua é apenas uma visão, e nenhuma empresa do mundo real pode melhorar sempre e sem exceção. Isso quer dizer que é impossível que nunca haja crises dentro de uma empresa, falhas em algum lote de sua produção por qualquer motivo que seja. Nada em uma crise representa um passo adiante, certo? No entanto é justamente nesses momentos que muitas empresas avançam por terem a capacidade de reconhecer o erro, refletir e realizar mudanças em toda a organização.

A melhoria contínua ou a Produção Enxuta, essa última criada pela Toyota, é vista como uma “guerra às perdas”.

“Uma guerra é algo para o qual você se prepara, luta e, com sorte, vence, mas depois deixa de lado. Em muitas organizações, a produção enxuta é uma guerra onde exige que soldados treinados (ou seja, black belts) se juntem à organização, vençam a guerra, declarem vitória e passem para o próximo projeto. Isso não é melhoria contínua." - Jeffrey K. Liker e James K. Franz.

Não há melhoria investindo em black belts, profissionais de coaching e afins que trarão projetos para sucesso, lucratividade, aumentos extraordinários na produção e nas vendas, harmonia e colaboração entre os trabalhadores, se no final das contas a única maneira de ter sucesso é tendo características de sucesso: a paixão por excelência, uma obsessão por satisfazer os clientes, a busca por perfeição, a orientação por valores fundamentais, líderes capazes de forte autocritica que são humildes e deixam seus egos em casa, o desejo de construir algo que vai durar para sempre, e fé absoluta na ideia de que investir em pessoas é a única maneira de ter sucesso.

Encerro então esse pequeno texto com uma frase de Aristóteles que é muito verdadeira e pertinente:

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.

 

 

Please reload

Recent Posts

July 24, 2019

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload