Buscar
  • Arnaldo Freitas

Tipos de manutenções


Para o sucesso de uma empresa que atua no setor industrial, é preciso estar em dia com a manutenção dos equipamentos e máquinas. Dentre os tipos mais comuns de manutenção, podemos citar as seguintes:

Manutenção detectiva

A manutenção detectiva consiste em métodos que garantem a segurança e a produtividade de equipamentos e instalações. Esse tipo de manutenção atua visando a viabilidade desses equipamentos em longo prazo, contribuindo para sua boa operação. Seu propósito é localizar possíveis indícios ocultos que podem levar a uma avaria.

Durante os procedimentos detectivos, os especialistas fazem verificações no equipamento, sem que esse deixe de operar. A partir desse processo é que se torna possível detectar falhas ocultas.

Dentre as vantagens desta manutenção, estão o aumento da vida útil dos equipamentos, a melhoria da segurança, a diminuição dos custos nos reparos, o controle dos materiais.

Manutenção corretiva

As ferramentas da manutenção corretiva atuam, por sua vez, quando já há desgastes ou falhas nos equipamentos, substituindo as peças e os componentes afetados. Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenha sofrido alteração em seu funcionamento. É uma técnica de gerência reativa que aguarda pela falha para, assim, determinar a ação de manutenção a ser realizada.

Quando de trata de manutenção, os procedimentos corretivos são os de maior custo. Isso se dá por fatores como o elevado tempo de paralisação do equipamento, o alto custo de estoques de peças sobressalentes e a baixa disponibilidade de produção.

Manutenção preventiva

Já as manutenções preventivas estimulam a possibilidade de falhas e programam reparos ou recondicionamentos das máquinas. Dessa forma, tais ferramentas reduzem a probabilidade de avarias ou degradação de serviços prestados. A manutenção preventiva é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data possível do surgimento de uma falha.

São procedimentos da manutenção preventiva as lubrificações periódicas, as revisões sistemáticas do equipamento, os planos de calibração e de aferição de instrumentos, os planos de inspeção de equipamentos e os históricos ou recomendações do fabricante.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma metodologia, trata-de de uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. A preditiva faz o acompanhamento periódico das máquinas baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetivo da preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

Este tipo de manutenção indica as condições reais de funcionamento dos equipamentos baseando-se nos dados sobre o desgaste ou o processo de degradação.

A manutenção tem como objetivos eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção, impedir o aumento de danos e reduzir o trabalho de emergências não planejadas.

Cada manutenção possui uma finalidade, mas a que apresenta os melhores resultados é a manutenção preditiva. Somente ela é capaz de antecipar necessidades de intervenção em peças e equipamentos industrias, impedir trocas e descartes desnecessários, evitar parada de equipamentos para reparos e aumentar o tempo de disponibilidade dessas máquinas, reduzir custos, entre outros.

A Korton atende a todos os tipos de manutenções. Entre em contato e agende um horário para avaliação.


10 visualizações

Endereço

Rua João Amêndola, Pq. da Figueira - Campinas / SP, Brazil

Contato

+55 (19) 3396-7521

WhatsApp+55 (19) 9 9854-5984

©2020 by Korton Soluções Industriais.